Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia Colaborativa

Segundas-feiras, das 19h às 22h

Início: 21/09/2015

Número de Vagas: 10

Coordenação: Débora Brenga

Orientação: Adélia Nicolete, roteirista, dramaturga/dramaturgista, professora e consultora de Dramaturgia. Mestre e doutora em Artes pela ECA-USP.

Débora Brenga                                    Adélia Nicolete
deby2                     adelia-nicolete-d_532c78bd

 

Descrição: Perpassam por este núcleo a teoria e prática, embora o foco esteja mais centrado nos exercícios de escrita criativa, a partir da observação e análise de materiais que apoiam a pesquisa do projeto cênico em pauta. Assim, filmes, imagens, textos, sonoridades, improvisos dos atores e mapeamentos dos “Espaços Vivos” integrados em nosso processo colaborativo, serão elementos provocativos e disparadores aos exercícios de escritura dramática.
A experimentação da dramaturgia em processo colaborativo, passa pelo entendimento da dramaturgia que nasce na sala de ensaio, daí a necessidade de explorar os diversos elementos e materiais apontados na pesquisa do grupo, bem como o lugar e a função do dramaturgo e dramaturgista. Afinal, colocar mais ênfase na criação criativa do que na ação individual, torna-se fundamento desse núcleo. O exercício do movimento, entre o que é coletivo e o que é pessoal, o que é da imagem e o que é da palavra, sempre lembrando o lugar do processo como cerne do trabalho.

INSCRIÇÕES FINALIZADAS