TRUPÉ DE TEATRO REALIZA 1º COLÓQUIO “TEATRO COLABORATIVO E SUA INVESTIGAÇÃO”

 

2,

O grupo teatral sorocabano Trupé de Teatro realizou nos dias 23 e 24 de junho de 2016, o 1º Colóquio Trupé de Teatro e Pesquisa: “Teatro Colaborativo e sua Investigação”. A atividade é parte do projeto “O Princípio do Caos – A Guerra de um Baixo Velho Centro” aprovado pela LINC (Lei de Incentivo a Cultura) 2015 e pretendeu realizar um dia de estudo e reflexão acerca do fazer teatral colaborativo no interior paulista. A atividade aconteceu no Teatro do Sesc Sorocaba, que fica na rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, das 18h30 às 21h30.

A programação do Colóquio foi dividida em dois dias. Na quinta-feira aconteceu a mesa “O Espaço Vivo e o Audiovisual: Interferências para a criação colaborativa” e na sexta-feira, a mesa foi “Do texto à cena ou da cena ao texto: Improvisação e Dramaturgia em vias colaborativas”.

O Colóquio é uma das contrapartidas da Trupé que encerraram as atividades de 4 Núcleos de Pesquisa em diversas áreas do conhecimento teatral, que aconteceram por 10 meses, paralelamente ao processo de construção da última peça do grupo, “Das Guerras de um Velho Baixo Caos”.

A organização dos Núcleos se deu com o desejo de um aprofundamento em diversas questões, comenta o diretor teatral do grupo, Carlos Doles. Ele complementa que além disso, o tema escolhido “são questões pulsantes e latentes em um processo criativo. Estes núcleos possibilitaram o compartilhamento de experiências e a potencialização de nossa pesquisa com a comunidade que nos cerca e o intercâmbio entre artistas e seus pensamentos​”​.

Os Núcleos de Pesquisa realizados foram: “Criação e Experimentação em Espaços Vivos” com coordenação do ator e diretor da Trupé, Carlos Doles, e o orientador convidado e ator do grupo XIX de Teatro, Ronaldo Serruya; “Registro Audiovisual Cênico em Processos Colaborativos”, com coordenadação do realizador audiovisual da Trupé, Thiago Consiglio e o orientador convidado Prof. Dr. da UFSCar Sorocaba, Silvio Cesar Moral Marques; “Improvisação e Criação Cênica”, com coordenação da atriz da Trupé, Daniele Silva, e o orientador convidado Prof. Dr. da Unicamp, Marcelo Lazzaratto; “Dramaturgia Colaborativa”, com coordenação da dramaturga da Trupé, Débora Brenga e a orientadora convidada Prof. Dra. e escritora, Adélia Nicolete. Todos os Núcleos foram compostos por participantes interessados da comunidade e integrantes da Trupé de Teatro.

Ronaldo Serruya - Orientador do Núcleo de Criação e Experimentação Cênicas em Espaços Vivos

Ronaldo Serruya – Orientador do Núcleo de Criação e Experimentação Cênica em Espaços Vivos.

Marcelo Lazaratto - Orientador do Núcleo de Improvisação e Criação Cênica.

Marcelo Lazaratto – Orientador do Núcleo de Improvisação e Criação Cênica.

 

 

 

 

 

 

 

Silvio César - Orientador do Núcleo Registro Audiovisual Cênico em Processos Colaborativos

Silvio César – Orientador do Núcleo Registro Audiovisual Cênico em Processos Colaborativos

Adélia Nicolete - Orientadora do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia Colaborativa

Adélia Nicolete – Orientadora do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia Colaborativa